sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A vida de Laura por Clarice Lispector

Ninguém duvida de que Clarice Lispector é uma escritora genial. Mas nem todo mundo sabe que ela escreveu para crianças. E, como não podia deixar de ser, sua literatura infantil é da melhor qualidade. O meu livro preferido é A vida íntima de Laura, ilustrado por Flor Opazo. Laura é uma galinha que tem o pescoço mais feio do mundo, e que, além de tudo, é burrinha e medrosa. Mas que apesar de burrinha, tem uns pensamentozinhos e sentimentozinhos. Imaginem só, uma história inteirinha dedicada a esta personagem tão comum, presente em qualquer quintal de interior. Pois é, mas o talento de Clarice faz com que o relato da vida íntima de Laura seja um delicioso livro para ser compartilhado com os filhos. Ela escreve como quem conversa com a criança, surpreendendo-a com comentários maliciosos sobre a galinha Laura. É realmente muito divertido xeretar a vida de Laura pela lente do maravilhoso texto de Clarice. Vale a pena ler este e os outros quatros títulos da escritora para crianças - Como nascem as estrelas, A mulher que matou os peixes, O mistério do coelho pensante e Quase de verdade, todos editados pela Rocco.

2 comentários:

Cris Lima disse...

Olá, Luciana. Aqui é a Cris Lima, do programa Serelepe, de Belo Horizonte - MG. Gostei bastante do seu blog, deu até vontade de ler os livros... Fiquei contente de ver o link do nosso blog junto aos seus preferidos, obrigada pela consideração! Espero que possamos manter uma interlocução sobre temas ligado à infância. Um abraço, um beijo e um pedaço de queijo.

Cris Lima disse...

Ah, esqueci de dizer: o título do livro da Clarice me lembrou um poema da Cecília Meireles, chamado O VESTIDO DE LAURA, do livro Ou isto ou aquilo. "o vestido de Laura tem três babados, todos bordados..." Eu sei de cor. Abraço! Cris Lima