segunda-feira, 8 de junho de 2009

Um menino feliz

A primeira vez que eu li O menino maluquinho, de Ziraldo, editado pela Melhoramentos, eu era uma adolescente em visita à casa de uma amiga da minha mãe, a Ivana, que tinha filhos pequenos. Como eu sempre gostei de crianças, fui arrumar o que fazer com elas. Achei na estante o livro, que me pareceu bacana, e resolvi ler para a menina, que, se não me falha a memória, se chama Rafaela. Li o livro num fôlego só, como deve ser e adorei. Adorei aquele menino maluquinho e encantador. Mas ele já não era mais assunto para mim, que já tinha crescido. Muitos anos depois, quando o Pedro começou a ser introduzido no mundo das histórias, resolvi comprar o livro para ele. O menino maluquinho já tinha quase 30 anos, mas fazia o meu Pedro, com uns quatro anos, lutar contra o sono para ouvir o fim de sua história. Foram muitas vezes que ele ouviu as traquinagens do menino, antes de se desinteressar e procurar outros personagens, até que, outro dia, veio da escola com um dever de casa que citava um trecho da obra. Procurei o livro e reli para ele. Encantado, como nas primeiras leituras, o Pedro prestou uma bruta atenção e mostrou-se ainda mais interessado quando os assuntos do maluquinho passaram a ser as namoradas e o futebol, sua maior paixão. Ao ouvir os versos finais do livro, que conta o momento em que o menino cresce e percebe que não era maluquinho, mas feliz, o meu Pedro sorriu de forma tão pura que tive a certeza de que ele, como o maluquinho, é um menino feliz.

5 comentários:

Marlowa disse...

Que encanto Luciana, teu blog é uma destas paradinhas em um lugar que transcende o comum, muito bacana saber de tuas dicas que são preciosas, como já te disse como mãe e profissional! Um beijo e obrigada! Estou enviando o novo livro pelo correio!

Tino Freitas disse...

Nossas crianças precisam de mais maluquicidades (maluquices+felicidades) e menos SMS, computador e solidão. Viva o Ziraldo e sua história espetacular, viva a mãe do Pedro que leva histórias para embalar sua fantasia. Viva o mndo dos livros que consegue tanto emocionar a nós adultoscriançasfelizes. Espero te ver no Salão. Abraços musicais.

Luciana Conti disse...

Marlowa e Tino,
Aguardo o livro de vocês com ansiedade.
O da Marlowa vai me chegar pelo correio e o do Tino vou buscar na bienal.
Bjs e sucesso para os dois.

Itala Maduell disse...

Lulu, lágrimas nos olhos, que emocionante o seu relato. Foi um livro da minha infância, e um dos primeiros que comprei pra Sofia - acho até que foi o primeiro "de verdade", sem ser aqueles pra bebê morder rs

Luciana Conti disse...

Oi Itala,
Agora que chega outro maluquinho, o livro vai ter vida mais longa.
Beijinhos e saudades.
Lu