quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Grandes aventuras em um pequeno livro

Conheci as histórias de Beatrix Potter por meio do DVD Peter Rabbit e seus amigos, que a Lúcia, minha cunhada escocesa, deu para o Pedro. As histórias do filme são de uma delicadeza encantadora. O Pedro viu muitas vezes o DVD até que cresceu um pouco - acostumou-se à linguagem frenética dos filmes e jogos infantis modernos - e começou a achar o ritmo da narrativa lento. Foi então que descobri na internet A história do Pedro Coelho, o primeiro livro da escritora e ilustradora inglesa editado em formato original no Brasil, pela Lótus do Saber. Encomendei o livro e qual foi a minha surpresa ao recebê-lo: a história que encantou gerações de ingleses e já vendeu 80 milhões de exemplares em todo o mundo é editada em um pequeno livrinho, de 14 cm por 10,5 cm. Mas quando a gente abre o livrinho e começa a lê-lo, encontra uma grande história, daquelas contadas de modo tradicional e ilustrada pela própria autora com delicadas aquarelas. O Pedro ficou vidrado na história do xará coelho, que se mete em uma bruta enrascada ao desobedecer a mãe. Ao fim da história, que ele não queria deixar eu ler por achar infantil demais, o meu Pedro vibrou: "Esta história é muito legal. Pena que é pequena. Mãe você podia comprar outras?". Perguntei o por que ele tinha gostando tanto, ao que respondeu de pronto: "Porque ele se mete em muitas aventuras." Bom... não são bem aventuras, mas tudo é uma questão de ponto de vista.

4 comentários:

Unknown disse...

Lu:

Já assisti o DVD que conta a história da vida de Beatrix Potter!! É fantástico!! O processo de criação dos personagens e das histórias é muito bem mostrado no filme!!!

bjs
Milena

Tino Freitas disse...

Querida Luciana... a história é ótima. Universal. Os outros livros dela também são deliciosos. O único porém, grande pecado que a Lótus do Saber fez, e que macula o livro para quem coleciona e respeita a obra de Potter é a propaganda do CD do editor na 4a capa. Não precxisava. Ficou de muito mau gosto. Cada coisa no seu lugar. Ah, e a gente encontra a edição importada, em capa dura e sobrecapa por menos de 2/3 do valor da edição nacional com capa em papel cartão. Abraços musicais.

Luciana Conti disse...

Oi Tino, é verdade. Realmente desnecessário. Até porque o livro é bem caro. O vendedor da Livraria da Travessa me disse que eles já tiveram a edição original, em capa dura, mas não têm mais. De qualquer forma, vale comprar. A história é uma delícia. Bjs

Luciana Conti disse...

Oi Milena, vale a pena procurar pelo livro e pelo DVD. Sua filha (é menina, né?) vai adorar. bjs