segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uma janela aberta para o mundo

A beleza e a dramaticidade de África, o livro de nosso fotógrafo maior Sebastião Salgado, editado pela Taschen, me obriga a abrir uma exceção e deixar entrar no Gato de Sofá uma obra que não é destinada a crianças. As fotos de Salgado mostram um continente grandioso, de belos animais e selvagem natureza, que dá abrigo a uma população castigada pelas guerras e pela fome que luta para manter sua dignidade e identidade. A lente de Salgado mira no ponto mais sensível de nosso planeta e nos sacode da letargia induzida pelas benesses do consumo. Aquela gente sofrida me fez voltar nos anos e reencontrar interlocutores com quem pudesse confessar minha dor ao ver com a crueza do preto e branco tamanha injustiça e desigualdade. A leitura de África, apresentada pela prosa do moçambicano Mia Couto, me fez acreditar que os valores humanistas que nortearam minha adolescência e juventude não foram totalmente soterrados pelo hedonismo do consumismo, que tenta fazer de todos nós seres alienados que se alimentam dos prazeres do materialismo. As fotos de Sebastião Salgado me deram a esperança de que meus filhos vão conseguir encontrar um lugar no mundo em que eles possam ser gente que se irmana com seus semelhantes - ricos ou pobres, iguais ou diferentes - e não apenas máquinas em busca do sucesso e do conforto que o dinheiro pode pagar. Aguardo o dia em que possa mostrar para eles as fotos de Sebastião Salgado e, com elas, abrir uma janela onde eles possam se debruçar para ver o mundo.

2 comentários:

Flavinha disse...

Oi Luciana!

Descobri seu blog hoje eestou adorando! Tenho sobrinhos e o que mais gosto de comprar para eles são livros! E sou fã do Mia Couto!
Fiquei com uma dúvida: tem texto do Mia no livro do Sebastião Salgado? Ou são dois livros diferentes?

Beijinhos

Luciana Conti disse...

OPi, Flavinha, só vi hoje seu comentário. O Mia Couto é o autor do texto do livro. Vale a pena ler e ver as maravilhosas fotos do Sebastião Salgado. bjs