quarta-feira, 12 de maio de 2010

A dor de cada um

A literatura para o Pedro ainda é uma experiência compartilhada com os adultos. Apesar de ele, com seus 8 anos, já ser capaz de ler, a gente lá em casa ainda tem a prática de levá-lo para a cama com a promessa de uma história. Histórias que ultimamente são escolhidas, na maioria das vezes, pelo próprio, que garante, desta forma, a repetição de seus livros preferidos. A apresentação de novidades fica, assim, bastante prejudicada. Conto com um cochilo do Pedro para sacar de uma nova história para experimentar a leitura com ele. Em muitos destes momentos cogito escolher uma história de Lygia Bojunga, escritora que a cada livro que leio gosto mais. Apesar disso, sempre a deixo de lado. São dois os motivos para esta hesitação. O primeiro é eu achar o Pedro ainda muito novo para a maioria  das histórias de Lygia. O outro é eu sentir um desconforto ao pensar em ler para meu filho narrativas tão intimistas, que tratam de crianças em diálogo com seu mundo interior para superar seus conflitos com os adultos e com a realidade. Ler Lygia Bojunga para meu filho me soa como uma invasão de privacidade, como uma tentativa indevida de bisbilhotar os sentimentos mais íntimos dele. Me perguntam se não poderia ser diferente, se eu não poderia já apresentar-lhe algumas destas histórias sem fazer comentários. Talvez, mas acho que prefiro que o Pedro tenha esta experiência no momento que escolher e sozinho. Sozinho para pensar em como nós adultos lhe caímos na alma, no que lhe falta e no que lhe sobra na vida. Assim como o menino protagonista de Seis vezes Lucas, de 1995, teve que romper o silêncio interior para entender seu isolamento e aceitar que a história de seus pais - indiferentes a seus desejos e dores - não lhe pertencia para finalmente poder crescer. Acredito que o Pedro também vai crescer quando se deparar sozinho com suas questões. Uma solidão que pode estar assistida por mim e pelo pai dele para que, ao contrário dos pais de Lucas, nós possamos entender seu mal-estar e lhe estender a mão. 
PS: A capa (na foto), assinada por Roger Mello, é da primeira edição. Hoje, o livro é publicado pela Casa Lygia Bojunga Editora. Seis vezes Lucas recebeu os prêmios Jabuti e Orígens Lessa, da FNLIJ, e o selo de altamente recomendável da FNLIJ.

8 comentários:

mcris disse...

Sim.

Os livros da Lygia B. têm esse costume de despertar em nós um sentido de respeito pela intimidade, tanto a do outro quanto a nossa própria.

Acho muito bonita a tua capacidade de dar um passo atrás e deixar a iniciativa nas mãos dele, do Pedro. Revela a tua confiança nele -- mas também a tua confiança no que você e o Cadoca construíram junto com ele desde o seu nascimento.

Cuidar dos filhos e ler histórias são experiências em que a reciprocidade encontra sua mais exata tradução.

Namastê!

Chris Ferreira disse...

Adorei o seu blog e já coloquei o link lá no meu para que eu possa voltar com frequencia ver as suas dicas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Carol Garcia disse...

Olá!
adorei seu blog!
meu pequeno nem tem dois anos e sua estante já é recheada de livros!
gosto de ler e ele já pegou gosto pelas páginas!
bjocas
ah! estou linkando vc!
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com

Luciana Conti disse...

Oi, meninas, estou passando pelo blog de vcs ainda hoje para trocarmos ideias. bjs

Betty Mello(Tecendo Histórias e Canto do Conto) disse...

Luciana, que maravilha este seu cantinho ! Sou contadora de histórias, entre outras muitas, "ocupações-paixões". Tranmiti o "virus" da leitura pra meu filhote ainda bem pequeno e hoje -aos 19 - nosso maior problema em casa é "aonde acomodar tanto livro ?" Temos um grupo o Tecendo Histórias e parceiros que fazem conosco as oficinas criativas ( Mammy dos Dedinhos Lambuzados), mas já estamos seguindo seu blog, claro ! Ficaremos felizes com uma visitinha no Tecendo histórias ( deixo o endereço como assinatura) , no http://canto-do-conto.blogspot.com e no http://dedinhos-lambuzados.blogspot.com)
ia esquecendo conheci este espaço maravilhoso através da Chris do Inventando com a mamãe) Bjs, Betty e Cia

Anna disse...

olá!

Tô passando por aqui pra conhecer e adorei!

Serviço de utilidade pública, é isso o que você faz!

Obrigada por compartilhar.

Andréa disse...

Estou sentindo falta...atualiza...atualiza..!!! rs
Isso aqui vicia!!

Luciana Conti disse...

Oi, Andréa,
Vou tentar atualizar hoje ou amanhã. É que estou super enrolada. bjs