domingo, 6 de junho de 2010

Cadê o patinho que estava aqui?

Dez patinhos, de Graça Lima, editado pela Companhia das Letrinhas, é um livro que vale a pena. O Antônio, que ainda se embola para contar até 10, se diverte com a história da caminhada dos 10 patinhos. A primeira coisa que ele quis ver ao abrir o livro é onde estava a mãe dos patinhos. Achou apenas na página de rosto, onde a autora desenhou pequenos patinhos com sua mãe sobre a dedicatória para os verdadeiros 10 patinhos. Depois sua diversão foi dar seu nome e do irmão a um dos patinhos. É difícil passar a página com ele, a cada uma delas, se procurando entre os patinhos. "Esse é o Antônio". Feito isso, página virada, a gente se deleita com a criatividade de Graça no tangolomango que marca sua estreia como autora de texto e imagem. Ela cria belas ilustrações para narrar a aventura de 10 patinhos em uma caminhada em que a cada página um vai ficando para trás, até finalmente achar a mamãe pata. A capa já é uma mostra do que vai acontecer lá dentro. Aparecem só nove patinhos. O décimo está voando na falsa guarda do livro, onde ele aparece sozinho. Na contra-capa, grudado por dentro, tem uma surpresa para a criançada. Um jogo de tabuleiro em que os patinhos têm que vencer vários obstáculos para disputar com seus irmãozinhos quem vai chegar primeiro.

4 comentários:

Carol Garcia disse...

valeu a dica!!!!
meu pequeno já está querendo contar e eu estava procurando um livro pra ajudar!
ele adora patos!
bjocas
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com

Chris Ferreira disse...

Passe aqui para ver a dica. Adorei.
Você conhece esse livro que eu postei aqui? http://inventandocomamamae.blogspot.com/2010/06/qual-e-cor-do-amor.html
Fez muito sucesso com as minhas filhas.
beijod
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Luciana Conti disse...

Oi, Chris, fui lá no seu blog e vi o livro. Eu o conheço, mas não o tenho. Assim que tiver uma oportunidade vou lê-lo. bjs e valeu pela dica.

Andréa disse...

Adoro as dicas para os pequenos..uso muito esse lbog para me orientar na compra de livros pro meu filho de 2 anos...bjo!!