segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quem é o cara?

"Eu sou o cara! Você é o mané!" Com esta provocação o Pedro, outro dia, torturou o Antônio que, a princípio, aceitou estar em desvantagem e depois ficou furioso ao perceber que o irmão não queria trocar de lugar com ele. "Eu não quero ser o mané! Eu sou o cara!" Não adiantou. O Pedro, aproveitando-se de ser o mais velho, insistia que ele era o cara e o outro o mané. A coisa ficou de tal forma, que os dois quase se embolaram para ver quem era o cara e quem era o mané. Com esta disputa fresca na memória, me chamou a atenção o livro Quem é o chefe?, de Jesse Goffin, no estande da WMF Martins Fontes, 12º Salão do Livro Infanto-Juvenil, realizado este mês, no Rio. O livro conta a disputa de dois homens - idênticos, por sinal - a bordo de um navio para saber quem é o chefe. Os dois vão desfiando suas qualidades até que o navio encalha e eles têm que fugir em um patinho de borracha. Quando estamos todos no mesmo barco, pouco importa quem é o chefe, não é? O Pedro assentiu e adorou. O Antônio não quis nem mesmo prestar a atenção. Tentei mais de uma vez, mas ele não queria saber quem era o chefe até que mandei o livro para a escola. A professora dele, contou a história para as crianças que adoraram. Elas encontraram uma saída diferente para o livro. Decretaram, sem titubear, que o chefe do Grupo 3 não estava entre elas. Era professora. Não deixa de fazer sentido...

Um comentário:

Chris Ferreira disse...

Oi Luciana,
estouprecisando desse livro lá em casa e tomara que elas decretem se titubear que o/a chefe lá em casa somos eu e/ou o pai.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/