quarta-feira, 8 de junho de 2011

O que você poria em sua caixa de sapatos?

"O que eu colocaria em uma caixa de sapatos? Pouca coisa, com certeza..." Mentira! Hermes Bernardi Jr. colocou muito em sua caixa de sapatos. Colocou até um rinoceronte dobrado. E para acomodá-lo em espaço tão exíguo, contou com o auxílio  luxuoso do ilustrador Guto Lins em seu livro E Um rinoceronte dobrado, editado pela Projeto. É impossível pensar no poema de Hermes sem a ilustração de Guto e nada melhor do que a miscelânea do poeta gaúcho para valorizar o estilo colagem do ilustrador carioca. Esse casamento perfeito entre texto e ilustração levou o livro a ser finalista da categoria infantil do Prêmio Jabuti, em 2009, e a conquistar a mim e a meus meninos. A leitura do Rinoceronte dobrado é muitíssimo divertida e fecunda. Aqui em casa, eu, o Pedro e o Antônio nos divertimos a valer conhecendo a caixa de sapatos do Hermes e depois escolhendo o que poríamos em nossa própria. Pedro e Antônio, como todas as crianças, começaram seu rol de preciosidades pelos pais e outros familiares e seguiram adiante fazendo o inventário de tudo que lhes apraz. Entraram na lista pessoas, objetos e desejos. No início, meu caçula ficou em dúvida se objetos maiores do que a caixa de sapatos poderiam ser acomodados lá dentro. Mas à medida que eu avançava com a leitura do poema de Hermes e ele o relacionava com as ilustrações de Guto, foi percebendo que  os objetos do afeto, sejam eles materiais ou imateriais, sempre cabem em nossa caixa de sapatos. Por maiores que eles sejam.

5 comentários:

Ana Paula disse...

Fiquei com vontade de ler o livro! E que brincadeira gostosa essa de ir colocando coisas em caixas de sapatos sejam elas materiais ou imateriais. Que percepção dos teus meninos! Beijp

H disse...

Que delícia, Luciana, a descoberta desse seu cantinho!

Obrigado pelas belas palavras sobre o Rino. Guto e eu agradecemos muito, certamente.

Muitos beijos e boas brincadeiras com livros, gentes e bichos.

Quando quiseres saber das novidades, visite meu site: http://www.hermesbernardijunior.com

beijos do H

Mi disse...

oi Lu,
sabe, descobri esse livro há uns 15 dias nas prateleiras de uma livraria, e não pude deixar de levá-lo para um presente de aniversário. Estou até agora com o desejo de trazê-lo aqui pra casa... desejo que você atiçou...
bjs

Mi disse...

oi Lu,
gostaria de te passar um e-mail, como eu faço?
bjs

Luciana Conti disse...

Oi, Mi, manda para luconti2@yahoo.com.br
bjs