quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um menino travesso apaixonado pelo Pequeno Nicolau

Aqui em casa muita coisa mudou com a chegada de fevereiro. O Pedro fez 10 anos, passou para o quinto ano e, por isso, para o turno da manhã da escola. Isso significa muito, apesar de parecer pouco. Significa que temos que acordar diariamente às 6h10 e dormir antes das 22h. Significa adiantar mais uma vez meu relógio biológico, que, por anos, acostumou-se a desligar altas madrugas e religar quase no meio do dia. O primeiro impacto da maternidade já me fez dormir por volta de meia noite para acordar entre 8h e 9h. Agora, mais uma vez, uma mudança. Uma mudança que, além de estar me matando de cansaço, está fazendo com que eu e os meus meninos não tenhamos mais nossas leituras noturnas. O Pedro quase nunca quer ouvir histórias quando deita na cama, exausto de um dia cheio, e dorme quase instantaneamente. O Antônio quer suas histórias, mas nem sempre dá tempo de lê-las. Isso me entristece, afinal, ler para eles sempre foi um prazer. Olho na estante, esquecidos, livros da série do Pequeno Nicolau, de Goscinny e Sempé, que voltaram a encantar o Pedro, e me pergunto quando vamos retomá-los. Sua alma de menino travesso ri ao ouvir as maluquices de Nicolau. Não a toa ele me pediu para comprar os livros que faltavam para que nós completássemos a série e me confessou que vai  ficar muito triste quando lermos o último. Temos como alento o fato de ainda faltar ler dois dos cinco títulos editados pela Martins Fontes e cinco dos oito, da Rocco Jovens Leitores. E o Pedro continua curtindo a leitura e descobrindo que o Nicolau vai poder seguir com ele pela vida, assim como segue com o João Pimentel, um amigo nosso quarentão, que é mais um apaixonado pelo menino criado por Goscinny e Sempé. Na noite de sexta passada, eu e o Cadoca, já da porta, o vimos sentar-se na cama para ler sozinho Os vizinhos do Pequeno Nicolau, da Rocco Jovens Leitores. Ficamos felizes de ele ter tomado essa iniciativa. Mas sabemos que isso não se repete todos os dias e eu queria poder, por algum tempo mais, garantir o rico universo de histórias para meu filho mais velho. Pro Antônio, ainda pequetito, e começando a decifrar as primeiras letras, isso é um compromisso que volta a valer, assim que eu me habituar ao novo horário. Palavra de mãe!

4 comentários:

Ana Paula disse...

Luciana, quanta sensibilidade e sinceridade para falar das mudanças que ocorrem e hábitos que serão retomados.
Sabe que não lemos nenhum livro desta série. Ganhei um material de divulgação com um capítulo do livro que deu origem ao filme. Li e me encantei. Ficou a promessa de comprar o livro. Como você, vou deixar a minha "palavra de mãe!"
Postei uma animação sobre livros lá no blog. Talvez você até conheça, ou não. Se quiser conferir. Beijo

abrindoclareiras.blogspot.com

Angela disse...

Olá,Luciana!
Gostei muito do seu espaço literário! Eu também sou "apaixonada" pela literatura infantil e sempre me encanto com a ternura, a magia e a criatividade presentes nestes pequenos GRANDES livros, que tanto nos ensinam! Sempre me preocupei em escolher livros interessantes para estimular a leitura na vida de meus filhos, mas confesso que também o fazia por amar e me deliciar com a beleza existentes nestes livros encantadores.
Parabéns pelo excelente blog! Já fiquei com vontade de conhecer vários livros que você indicou, que ainda não tive a oportunidade de ler.
Que Deus abençoe sempre os seus caminhos!
Com carinho,
Angela

Obs: Ficarei contente com sua visitinha em meus blogs também:
nospassosdejesusamor.blogspot.com
docessonhosdepapel.blogspot.com(neste,também dedico um espaço especial para a literatura infantil)

Ana Paula disse...

Voltei para lhe contar que a professora da minha filha solicitou a leitura do Pequeno Nicolau! Já está comprado e eu estou só aguardando minha vez de ler!
Beijo

Luciana Conti disse...

Oi, Ana Paula,acho que vocês vão adorar. bjs