domingo, 6 de maio de 2012

Uma história que passa de geração em geração

Fiquei tão feliz quando, por acaso, achei na estante de uma livraria O grande rabanete, de Tatiana Belinky, editado pela Moderna, que resolvi ler a história ali mesmo para o Antônio. Tão logo iniciei a leitura, vi que Tatiana Belinky mais uma vez o conquistara. Ele foi, com a maior animação e atenção, até o fim da história do agricultor que tenta, sem sucesso, puxar um rabanete da terra. A razão de tanto interesse encontra-se no talento de Tatiana em contar ou recontar uma história, como é o caso de O grande rabanete, uma releitura do conto tradicional russo O nabo gigante, recolhido no século XIX pelo grande Leon Tolstoi. Tatiana, russa radicada no Brasil, conta no fim do livro que, como não gosta de nabo, escolheu o rabanete para recontar a história que ouvia na infância de seu avô. O resultado de seu talento, aliado a uma bem-humorada ilustração de Claudius, produz um belo livro para crianças. A animação do Antônio foi tanta que resolvi comprar o livro, que, diga-se de passagem, estava na minha lista de desejos há anos, desde que o conheci por meio de uma ciranda de livros da escola. Lemos na livraria de manhã e relemos à noite em casa, quando tive a grata surpresa de vê-lo decorar o texto para fingir que estava lendo sozinho. Fiquei encantada com o Antônio narrando, com a maior segurança, o esforço do agricultor em retirar o grande rabanete da terra e os reforços que conquistou no meio do caminho para, ao fim, rir-se todo do ratinho garboso, que resolve ficar com os louros do esforço de todos. Tatiana tem razão, esta é uma história para lembrar-se por toda a vida e passar de geração em geração. Não a toa, em 12 anos, o livro já ganhou duas edições e 34 reimpressões. Que Tatiana nos conte outra!

5 comentários:

Ana Paula disse...

O seu texto me trouxe saudades deste livro que também li com meus filhos quando ele nos chegou através de uma ciranda na escola.
Acho que também vou acrescentá-lo à minha lista de desejos.
E que Tatiana nos conte outra!
Beijo

http://ladodeforadocoracao.blogspot.com

Luis Santos disse...

Luciana, no site trocandolivros.com encontro somente dois livros da Tatiana Belinky.

trocandolivros.com.br/livros?q=Tatiana+Belinky

1) O macaco malandro e 2) História de fantasma.

Tenho uam filhota de seis anos. Recomenda algum destes livros?

Sara disse...

Eu estava descobrindo na internet e existem vários restaurantes que têm bibliotecas com livros e você pode ler um livro, enquanto se come. É uma idéia muito original. Vou encontrar todos os restaurantes em sao paulo e vou dizer-lhe a informação

Luciana Conti disse...

Luis, me desculpe por não ter respondido seu comentário. Acho que ele me passou despercebido. Eu não conheço essas histórias da Tatiana, mas, sendo dela, recomendo. Ela é uma autora especial, que nos deixou há pouco, mas nos legou um belo acervo de histórias.
Abs
Luciana

Luciana Conti disse...

Sara,
Me passe sim.
Pode ser pelo email luconti2@gmail.com ou pela fan page https://www.facebook.com/Gatodesofablog?ref=hl
abs
Luciana