quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Humor e fantasia na dose certa

A noite de ontem foi super divertida com a leitura de Pé de Cobra, Asa de Sapo, editado pela Ática. Sentamos eu, o Pedro e o Antônio para ler as quadrinhas monstruosas do estreante Rafael Soares de Oliveira,  ilustradas pelo cartunista Jean Galvão, e acabamos perdendo a hora de dormir. Pudera! Cada uma das 40 páginas do livro traz uma quadrinha para apresentar seres fantásticos, colhidos do imaginário de várias culturas, e aguçar a curiosidade das crianças. "Alguns dizem que eu sou boi!/Lorota maior não há./Sou é uma cobra de fogo.../Quem eu sou?O Boitatá!" Os meninos logo entraram na brincadeira poética e toparam o desafio de desvendar os seres fantásticos. Muitos deles são nossos velhos conhecidos, como a Cuca e o Vampiro, mas nenhum de nós três soube dizer quem era, por exemplo, o Krakem. Rafael, contando com nossa ignorância, preparou um glossário no fim da edição para desvendar a identidade de todos os monstros citados no livro. O Pedro, grande admirador destes seres, também nos ajudou, tirando da estante seu velho O Grande Livro dos Seres Fantásticos, da Editora Leitura. Passamos quase uma hora entre a leitura de Pé de cobra, asa de sapo, que é uma delícia, e a pesquisa sobre estes seres. Até mesmo a apresentação do autor e do ilustrador, comum nos livros infantis, nos rendeu bons momentos. Quando o Antônio ouviu o Rafael contando que seu trabalho é dar aulas de literatura e escrever livros infantis, ele, que anda preocupado com que vai ser quando crescer, não titubeou: "Quando eu crescer, meu trabalho vai ser desenhar livros infantis."  Ponto para Jean Galvão, que entrou no espírito da coisa e produziu  cartuns super coloridos e bem humorados para as quadrinhas de Rafael, que ganham um fecho super bacana com uma homenagem aos poderes da imaginação. Uma boa parceria para valorizar o trabalho de estreia de Rafael, uma bela descoberta da agente literária Ana Maria Santeiro. Que ele nos brinde com novas histórias!

2 comentários:

Mirtes Aquino disse...

hum, Lu, essa parece mesmo uma ótima dica. Vou procurar para minha monstrinha!
bjs

Helo Tavares disse...

Adorei a dica p presentear criança. Me deu vontade de ler!!!