quinta-feira, 15 de julho de 2010

Um livro para ler em família

O Pedro e o Antônio viajaram hoje. Estamos eu e o Cadoca donos de toda a casa. De cada canto. De cada silêncio. Adorando e ao mesmo tempo estranhando a falta de nossos meninos. Hoje, não terei para quem ler antes de dormir. Isso me dá tempo de escrever no blog, onde não venho há tempos, e ainda ler, desta vez, para mim. Mas antes vou lembrar de uma leitura recente com o Pedro. O livro não foi uma escolha minha ou dele - já tão cheio de opinião -, mas da escola. Os bichos que eu tive (memórias zoológicas) vale a leitura, como os milhares de leitores de Sylvia Orthof já sabem. Ele está na 43’ reimpressão pela Editora Salmandra e ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte para Melhor Livro Infantil, em 1983, e o certificado de honra do Internacional Board on Books For Young People, em 1986. As ilustrações são do filho da autora, o artista plástico Gê Orthof, e compõem com leveza e lirismo o clima lúdico dos oito contos do livro. As histórias de Sylvia são tão deliciosas que Pedro as leu em sala de aula e fora dela. Foi ele quem veio me mostrar o livro e falar que tinha adorado o conto Sua avó, meu bassé. "Imagina a minha avó ser um cachorro?", se divertiu ele. O conto é maravilhoso e tão engraçado que resolvemos ler para a avó do Pedro. Minha mãe é um pouco mais nova que Sylvia e morou até casar na Lagoa Rodrigo de Freitas, o cenário da história. Ela, que pescou muito barrigudinho, não ficou nem um pouco ofendida com o fato do bassé da autora ter o nome de Minha Avó. O Pedro adorou e a gente também. Que nos venham mais livros da Sylvia Orthof para lermos em família.

Nenhum comentário: