segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Uma noite de sombras, medo e aconchego

Confesso que ultimamente tenho um prazer enorme em encontrar livros legais para a faixa etária do Antônio. Coisa que não é muito fácil, apesar da enorme oferta que encontramos de títulos nas livrarias que tratam de formas, cores, comidas, comportamento e outros didatismos. O que quero são boas histórias que gente pequena, como o Antônio, possa entender e se identificar ou mesmo livros que falem das coisas do mundo - como formas, cores e comidas - com ludismo e criatividade. A tarefa é difícil, por isso o prazer que sinto ao encontrar um livro como Posso dormir com você?, da Graziela Bozano Hetzel, editado com capricho pela Manati e ilustrado com inspiração por Mateus Rios. O ilustrador vale um comentário à parte. Mateus Rios tem apenas 29 anos e uns poucos na estrada da literatura infantil. Mas suas ilustrações são muito bacanas e criam um belo diálogo com o pequeno leitor. Ele recria o mundo, criado por Graziela, com áreas de sombra para a imaginação do leitor correr solta pelo quarto do menino. A história segue a tradição dos contos de acumulação, em que as ideias vão se somando às outras e sendo repetidas até o desfecho do enredo, para falar do medo de um menino, que, no meio da noite, pede à mãe para dormir com ela. Igual ao Antônio, ao Pedro e a milhões de crianças em todos os cantos do mundo, que pedem socorro à mãe para enfrentar seus fantasmas noturnos. O mérito maior de Grazilea não é, no entanto, falar de um fato comum às mães e às crianças, mas tratar dele com lirismo e doçura, que nos leva a abraçar nossos meninos no fim da história. E, mesmo sem toda esta certeza, lhes prometer que eles sempre poderão ir domir conosco na hora do aperto.

3 comentários:

Mateus disse...

Oi Luciana, obrigado;
Que legal que você e os meninos gostaram. Também acho o texto da Graziela muito bacana e a Manati é muito cuidadosa nas suas produções; assim fica até fácil ilustrar...

Grande abraço;

Stella disse...

Luciana, seu blog é encantador! Também sou paixonada por livros infantis e uma das autoras favoritas em nossa casa é Fernanda Lopes de Almeida.

Autora de "Gato que Pulava em Sapato", "A Margarida Friorenta", "Pinote Fracote, Janjão o Fortão", "A Curiosidade Premiada", "A Princesa dos Cabelos Azuis e o Homem Horroroso dos Pântanos". Acho que seus meninos também vão gostar.

Tania disse...

Parabéns pelo blog e pela dica! Deu vontade de ler... Como na escola Jacarandá teremos acampamento, deve ser uma história ótima para contar às crianças!