Outro dia me dei conta de que o Pedro está crescendo e que daqui a pouco não vai mais me querer todas as noites lendo para ele. O sinal disso é o tamanho das histórias que ele ouve hoje. Livros muito pequenos já não fazem muito sucesso com o Pedro, que fica sempre com o gosto de quero mais. Ele já ouve contos e novelas inteiras, numa só noite sem pestanejar e sem cair no sono, e já não faz mais questão de que os livros tenham ilustrações. O que aumenta meu trabalho de catar nas livrarias boas histórias que sejam adequadas para sua idade. Eu acredito em unicórnio, do inglês Michael Morpurgo, editado pela Martins Fontes, é um bom exemplo de livro que vale a leitura para uma criança. A bela história de um menino de oito anos que descobre em meio à guerra o valor que os livros podem ter em sua vida é comovente. Esta descoberta não vem ao acaso. Ela é conduzida pela Dama do Unicórnio que conta histórias para as crianças da cidade no centro de uma biblioteca pública e as encanta com um mundo mágico em que os livros são peças de afeto e de magia. Confesso que o fim da história me emocionou. Não pude deixar de lembrar da importância que a Biblioteca Pública de Tebas teve na minha vida. O Pedro, que ainda não tem idade para ter memórias, como as do narrador, se espantou com minhas lágrimas, mas gostou da história. Minha única decepção foi ver que a história não era fruto de uma lembrança de Morpurgo, o autor que nasceu em 1943 e, portanto, não pode ter memórias da guerra. Mas de qualquer forma, vale a leitura de um livro que fala da magia das histórias para crianças com poucas, mas belíssimas ilustrações.
PS: Qual não foi minha surpresa ao ver em um cartaz no 12º Salão do Livro Infanto-Juvenil, realizado em junho, no Rio, que o livro recebeu em 2010 o Prêmio Altamente Recomendável de Tradução de obras para crianças, da FNLIJ. Merecido!
3 comentários:
Que lindo esse post, Luzinha!Fiquei com a maior vontade de ler esse livro pras crianças. Vou achá-lo. Um beijão!
Oi, Alex,o lugar mais fácil de comprá-lo é na Martins Fontes, da Rio Branco. Depois me conta se vc gostou. Eu gostei porque ele me provocou boas lembranças. Espero que vc também goste. bjs
Luciana, uma amiga indicou o seu blog e achei MUITO interessante, parabéns!!
Tenho um blog de dicas de gravidez e crianças e coloquei um post sobre o seu.
Abs,
Carol
http://dicas-da-gravidez.blogspot.com/
Postar um comentário