terça-feira, 30 de abril de 2013

Quando a Chapeuzinho Vermelho enfrenta o lobo


A Chapeuzinho Vermelho foi passear na manhã de segunda-feira na Creche Cantinho Feliz, do Instituto Marquês de Salamanca, em Santa Teresa. Em vez do malvado lobo, ela encontrou uma turminha de crianças curiosas e atentas às suas aventuras. E o que não faltaram foram aventuras. Em meio a caretas, muxoxos ou até mesmo gritos de medo, as crianças ouviram as versões de Perrault, em que o lobo come a menina e sua avó, dos irmãos Grimm, em que o caçador as salva da barriga do animal, e mais duas - Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, e Uma chapeuzinho vermelha, de Marjolaine Leray, em que ela enfrenta seu algoz. Entre mortos e feridos, a menina acabou a sessão de histórias sã e salva e ainda comeu uns bolinhos com a vovozinha. As crianças que, por sua vez, haviam reafirmado seu medo do lobo, descobriram que é possível enfrentá-lo cara a cara e, o melhor, que há maneiras de enganar a fera. As meninas de Chico e Marjolaine lhes deram belas ideias para se vingar do predador, desde perder o medo dele, até enganá-lo com uma bala para tirar mau-hálito. Mas, como há lobos em todos os lados e eles sempre dão bons causos, elas pediram mais histórias em que ele apareça. Ah, são várias. Só agora lembro de Os Três Porquinhos, O lobo e os sete cabritinhos e  Pedro e o Lobo. Mas elas ficam para próxima semana. 

2 comentários:

Mirtes Aquino disse...

Deve ter sido sensacional! Adoro as duas versões, e adoro contar a de Marjolaine imitando o engasgo do lobo rsrs sempre rende risadas.
bjs,

Natalie disse...

Meu filho ainda é pequeno para os contos de fadas. Mas decidi que vou comprar já, agorinha, tanto a Chapeuzinho do Chico (eu tinha a minha, mas sumiu em alguma das muitas mudanças)quanto a da Marjolaine.

Vai que até ele crescer mais um pouquinho elas esgotem? Melhor garantir! ;)

bjos