quinta-feira, 23 de maio de 2013

Trocando de lugar com o filho

Cheguei em casa ontem à noite super cansada e nada a fim de ler para as crianças. Quando dei esta notícia, esperando o choro convulso do Antônio, tive uma surpresa. "Mãe, o meu dever de casa de hoje é ler para a família". "Oba!", pensei duas vezes. A primeira de preguiça e alívio de não ter que ler. A segunda, por um motivo mais nobre, o amor de mãe orgulhosa do filho, que está aprendendo a ler. Troquei de roupa, escovei os dentes e fui para minha cama para o Antônio ler para mim. O livro - Você troca, da Eva Furnari - já foi lido aqui em casa mil vezes. Por mim, pelo Pedro, mas nunca pelo Antônio. Ontem, era a vez do nosso caçula, que orgulhosamente iniciou a leitura. E foi a minha vez de curtir as perguntas da Eva e decidir por minhas escolhas. Amei mais uma vez este livro, que já foi comentado aqui mais de uma vez e merece todos os aplausos, e amei mais ainda a leitura do meu menino. Ainda claudicante, muito baseada na memória de quem já leu ou ouvir a história inúmeras vezes, mas, acima de tudo, brava. Admiro a coragem das crianças que, sem medo de errar, se expõem a tudo e a todos os julgamentos. Não sei se nós adultos teríamos esta coragem, haja visto o constrangimento comum de quem tenta se comunicar em uma língua estrangeira. Mas as crianças enfrentam esse desafio com a maior alegria e nós, do lado de quem já automatizou a leitura, rimos baixinho e com ternura de todos esses erros. Erros que não nos deixam esquecer que a vida é uma eterna luta para conquistar o novo. Novo para meu filho, velho para mim. Mas, com certeza, a emoção que isso me causou é nova e tem cheirinho de bumbum de bebê. Aninhada ao lado do meu filho, não pude deixar de pensar em dar vivas às trocas de lugar, que nos permitem, mesmo que por uma noite, ouvir uma história de quem sempre está atendo às nossas.
PS: Posto aqui meu agradecimento à Karina, à Beth e à Júlia, que estão ajudando o Antônio nesta aventura, e a foto da capa da nova edição do livro. Para quem quiser conhecer os outros comentários sobre o livro, basta clicar aqui ou aqui.

4 comentários:

Ana Paula disse...

Esse livro já trouxe agradáveis momentos aqui em casa!
Parabéns ao Antônio!
Gostei bastante dessa nova capa. O que temos é o da capa verde escuro.
Bj

Lica disse...

Compartilho completamente esse encanto de mãe que acompanha o filhote iniciando-se nas aventuras da leitura autônoma... E os deleites pelas rimas de Eva Furnari, também presença constante tanto nas interações aqui de casa, em torno da leitura e das brincadeiras com as palavras, quanto no meu trabalho com alfabetização e literatura...
Que seja também constantes nos posts, sempre!
Lica

Beth disse...

É um prazer poder me aventurar nessa descoberta junto com o doce Antônio. Por mais que todas as crianças, todos os anos, passem por este processo, me emociono sempre. Relatos como o seu me fazem ter, cada vez mais, orgulho da minha profissão.

Jaqueline disse...

Oi Luciana!
Eu sou Jaqueline Mendes, atual bibliotecária da BP Santa Teresa. Vou ao Salão do Livro Infantil e inclui na minha lista o livro "Você troca?". Aproveitando a oportunidade, informo que a partir da semana que vem o nosso troca-troca de livros será toda quarta-feira. Apareça!