domingo, 19 de abril de 2009

Um cãozinho encantador


Encontrar livros ricos de significado que sejam adequados para os pequenos é uma tarefa difícil. Mas de vez em quando dou a sorte de deparar-me com um bom título, como o Noite de cão, da ilustradora Graça Lima, editado pela Paulinas. Que belo livro! Que cãozinho encantador! Aquele pequeno basset hound incansável em sua aventura com a lua arrebata qualquer um. Na contra-capa, a autora conta que desejava brincar com a expressão noite de cão ao imaginar como ela seria vivida por um verdadeiro cachorro. O cãozinho de sua história cria uma enorme confusão com a lua, mas no fim tudo se ajeita. A idéia é o máximo e seu desenvolvimento é super criativo. Não a toa o livro ganhou o prêmio Jabuti, em 1992. O Antônio adorou ouvir minha versão da história contada pelo expressivo desenho de Graça Lima, sem uma linha de texto sequer, e eu adorei brincar de co-autora. Foi uma experiência tão bacana que resolvi mandar o livro para a escola para, assim, o Antônio poder vivê-la com a Fafá e seus amiguinhos.
Em tempo: O livro não serve apenas para os pequenos. É um livro para todas as idades.

2 comentários:

Mi disse...

oi Luciana,
queria te falar da imensa alegria de ter descoberto esse blog!!!
Sempre adorei literatura infantil, mesmo quando deixei de ser criança, mas depois da faculdade, muito pouco me dediquei a leituras que não fossem técnicas... até que me tornei mãe, e minha pequena me relembrou toda a maravilha dos livros feitos para as crianças.
Mas... como é difícil se informar sobre bons livros, saber as novidades, redescobrir aquele título já meio esquecido. Tenho minha livraria preferida, mas nem lá tenho tido muito sucesso. Pesquisas na internet já havia feito várias, mas nada de interessante encontrei, até que vim parar aqui. Bons ventos me trouxeram. Voltarei muitas vezes em busca de dicas.
Mi
SSA-BA

Luciana Conti disse...

Oi Mi,
Que bom que vc gostou. Espero que vc volte muitas vezes. Te aguardo.
Bjs
Luciana