sábado, 4 de abril de 2009

O Rio está carente de leitura

Andei fuçando na rede para ver se descobria atividades no Rio em comemoração aos dias Internacional do Livro Infantil, na quinta-feira, e Nacional do Livro Infantil, no dia 18, e infelizmente só achei contações de histórias na Biblioteca Infantil da Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, e na Biblioteca do Estado do Rio de Janeiro. Já em São Paulo achei eventos bem mais criativos, com a presença inclusive de autores importantes de nossa literatura infanto-juvenil, como Tatiana Belinsky. Pobre do Rio... Nossos governos continuam tratando o livro como um objeto morto e de costas para a fantasia da criançada. Não a toa, neste país, a leitura ainda é um luxo. Como fazer nossas crianças tonarem-se leitoras se não há quem se interesse em apresentar o mundo dos livros para elas. Enfim... coisas do nosso decadente Rio de Janeiro. Mas nestas andanças virtuais acabei descobrindo que o 11 Salão da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil será realizado este ano no Galpão da Ação da Cidadania, na Gamboa, e gostei. O galpão é enorme, o que resolve o problema que havia na tenda do MAM de falta de espaço. Espero também que a organização promova umas atividades legais para que o salão, entre os dias 10 e 21 de junho, não se resuma a uma feira de livros. Nossas crianças merecem um evento criativo para incentivar a leitura.

2 comentários:

marcia disse...

oi luciana
entrei no seu blog por acaso e adorei!
adoro presentear crianças com livros mas acho realmente muito difícil escolher de acordo com a faixa etária. as editoras deveriam classifica-los por idade, sem dúvida!(como vc comentou no outro post)
ao ler o blog lembrei de ter acompanhado o interesse da minha irmã pelos livros desde muito pequenina, e títulos que ela (e eu) guardamos até hj em nossas memórias: a velhota cambalhota (http://www.le.com.br/livrodetalhe.php?codigo=8532902081), o dia-a-dia de dadá (www.formatoeditorial.com.br/default.aspx?config=DetalheProduto&id=1322) um livro sem texto com os bonecos e cenários feitos de massinha; e bruxonilda (não lembro o título ao certo).

passarei por aqui sempre para saber das novidades.
um abraço
marcia

Luciana Conti disse...

Oi Marcia, que legal te receber em meu blog. Venha sempre.
Abraços, Luciana.
PS: Visitei o seu site e achei seu trabalho de muito bom gosto. Parabéns!