sábado, 4 de abril de 2009
O Rio está carente de leitura
Andei fuçando na rede para ver se descobria atividades no Rio em comemoração aos dias Internacional do Livro Infantil, na quinta-feira, e Nacional do Livro Infantil, no dia 18, e infelizmente só achei contações de histórias na Biblioteca Infantil da Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, e na Biblioteca do Estado do Rio de Janeiro. Já em São Paulo achei eventos bem mais criativos, com a presença inclusive de autores importantes de nossa literatura infanto-juvenil, como Tatiana Belinsky. Pobre do Rio... Nossos governos continuam tratando o livro como um objeto morto e de costas para a fantasia da criançada. Não a toa, neste país, a leitura ainda é um luxo. Como fazer nossas crianças tonarem-se leitoras se não há quem se interesse em apresentar o mundo dos livros para elas. Enfim... coisas do nosso decadente Rio de Janeiro. Mas nestas andanças virtuais acabei descobrindo que o 11 Salão da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil será realizado este ano no Galpão da Ação da Cidadania, na Gamboa, e gostei. O galpão é enorme, o que resolve o problema que havia na tenda do MAM de falta de espaço. Espero também que a organização promova umas atividades legais para que o salão, entre os dias 10 e 21 de junho, não se resuma a uma feira de livros. Nossas crianças merecem um evento criativo para incentivar a leitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
oi luciana
entrei no seu blog por acaso e adorei!
adoro presentear crianças com livros mas acho realmente muito difícil escolher de acordo com a faixa etária. as editoras deveriam classifica-los por idade, sem dúvida!(como vc comentou no outro post)
ao ler o blog lembrei de ter acompanhado o interesse da minha irmã pelos livros desde muito pequenina, e títulos que ela (e eu) guardamos até hj em nossas memórias: a velhota cambalhota (http://www.le.com.br/livrodetalhe.php?codigo=8532902081), o dia-a-dia de dadá (www.formatoeditorial.com.br/default.aspx?config=DetalheProduto&id=1322) um livro sem texto com os bonecos e cenários feitos de massinha; e bruxonilda (não lembro o título ao certo).
passarei por aqui sempre para saber das novidades.
um abraço
marcia
Oi Marcia, que legal te receber em meu blog. Venha sempre.
Abraços, Luciana.
PS: Visitei o seu site e achei seu trabalho de muito bom gosto. Parabéns!
Postar um comentário